Marketing e Vendas

4 indicadores de desempenho para monitorar suas vendas

Escrito por SBCG

Todo comerciante só pensa em uma coisa: vender! Acontece que é preciso mais do que força de vontade para garantir os melhores resultados. Na realidade, o principal trabalho do gestor é desenvolver um bom planejamento para a empresa, determinando metas, objetivos e planos de ação claros. Além disso, é fundamental monitorar as atividades de forma efetiva para que se possa realizar uma gestão baseada em informação, e não apenas no achismo.

Por isso, dizemos que uma equipe de vendas é tão boa quanto forem os indicadores de desempenho do negócio. Eles fornecem dados importantes, que servem como termômetro para as atividades e os resultados da organização, contribuindo para melhores tomadas de decisão.

Para ajudá-lo nessa empreitada, trazemos no post de hoje 4 indicadores que devem ser acompanhados na sua empresa. Confira!

Ticket médio

Essa é uma das métricas mais importantes para acompanhamento. O ticket médio revela quanto os clientes gastam, em média, quando fazem negócios com você, considerando os produtos de forma geral ou apenas alguma categoria selecionada. Além disso, você também pode aplicar a métrica aos próprios vendedores, descobrindo mais detalhes sobre os resultados.

Por que usá-lo?

Você pode descobrir quais são os produtos mais vendidos pelos colaboradores e diagnosticar os motivos para maior saída de alguns e menor saída de outros. Além disso, sabendo a média de consumo, é possível pensar em estratégias promocionais mais eficazes para garantir os resultados esperados.

Taxa de conversão

Outro indicador de desempenho muito importante, que também ajuda a monitorar o desempenho dos vendedores. A taxa de conversão, também conhecida como taxa de vitória, mostra quantas oportunidades de negócios foram criadas e quais delas foram realmente concluídas. Em outras palavras, você observa a eficiência de toda a equipe ou de cada vendedor isoladamente.

Por que usá-lo?

Com a taxa de conversão você descobre quais dos seus vendedores são melhores em conseguir oportunidades e quais deles são melhores na etapa de conclusão. Tendo essas informações em mãos, é possível realizar treinamentos e fornecer feedbacks direcionados, além de definir estratégias internas mais acuradas.

Taxa de contato dos vendedores

A taxa de contato dos vendedores tem um objetivo muito simples: descobrir com quantos clientes os vendedores entram em contato, em média. Afinal, qual é a média geral de contatos estabelecidos? E a individual? Essas e outras perguntas podem ser respondidas com o nosso terceiro indicador.

Por que usá-lo?

Você pode descobrir se, de fato, os clientes que são mais contactados são os que mais concluem as vendas, ou se, depois de determinado ponto, as ligações são ineficientes ou excessivas. Além disso, você também descobre quantas ligações devem ser feitas por dia para garantir as metas internas.

Taxa de follow up

Por fim, temos ainda que monitorar um último indicador de desempenho: a taxa de follow up. Ele é fundamental para que você descubra quantas vezes os vendedores retomam o contato com os clientes para concluir alguma venda perdida – caso o cliente tenha mostrado abertura para os produtos ou serviços da empresa, é claro.

Por que usá-lo?

As recusas são comuns em qualquer empresa, no entanto, muitas vezes os clientes demonstram abertura para a conclusão do negócio. Se os vendedores não retomam o contato nesses casos, é o mesmo que desperdiçar mais uma venda que poderia gerar uma comissão para o colaborador e lucratividade para a empresa.

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Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

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