Gestão e Administração

11 sinais de que seu negócio precisa de consultoria empresarial

Escrito por SBCG

A consultoria empresarial é uma excelente alternativa para as organizações que procuram crescer, ou para aqueles empreendedores que desejam iniciar um novo negócio.

Por meio do direcionamento e treinamento de equipe, os profissionais desse ramo desenvolvem ações para estruturar a companhia e contribuem para o alcance dos objetivos. Mas qual é o melhor momento para contratar uma consultoria empresarial?

Para responder essa e outras perguntas, listamos aqui algumas oportunidades comuns e explicamos de que forma o consultor pode contribuir para a resolução dos problemas. Confira!

1. Visão de fora sobre os problemas existentes na empresa

Muitas vezes, apenas um olhar de fora é capaz de reconhecer algum problema e identificar o que precisa ser feito para resolvê-lo. E é justamente isso que a consultoria empresarial pode lhe conceder: uma visão de quem é capacitado e especializado para isso.

Por meio de análises, o profissional encarregado pelo seu negócio não só apontará um possível contratempo como também o solucionará. Essa opção diminuirá custos e potencializará os seus resultados.

2. Dificuldades financeiras

Talvez esse seja um dos principais fatores que levam à contratação de uma consultoria empresarial. Principalmente em se tratando de empresas de pequeno porte, é muito comum encontrar organizações deficientes de uma boa gestão do capital.

As dificuldades financeiras são sinais de que a empresa precisa de mudança para garantir a sobrevivência. Nesse momento, medidas devem ser tomadas antes que a companhia se afunde em dívidas e comprometa o pagamento dos funcionários.

Dessa forma, os consultores realizam um diagnóstico financeiro dos períodos anteriores para conseguir identificar as falhas. Além disso, oferecem treinamentos e organizam o ambiente para garantir que a melhoria seja contínua em vez de temporária.

3. Baixa produtividade

Mesmo com uma equipe estruturada e com bons profissionais, sua empresa ainda sofre com a baixa produtividade? Pois saiba que é preciso realizar mudanças para evitar que a lucratividade seja afetada!

Ações como o mapeamento das funções, dos processos e dos benefícios oferecidos aos funcionários, capacitações, estudo ergonômico e pesquisa de clima organizacional são exemplos de atuação do consultor para lidar com essa oportunidade.

É muito importante estar atento a esse indicador, pois a queda da produtividade pode significar insatisfação e desmotivação da equipe, fatores que impactam negativamente outros índices, como a rotatividade, absenteísmo e outros.

4. Faturamento que não gera lucro

Ainda que haja evolução no faturamento, determinadas entidades não percebem o reflexo desse impacto no caixa, ou seja, o que está sendo faturado, de alguma maneira, não está proporcionando capital de modo concreto. Afinal, o que aconteceu?

As funções especializadas de uma consultoria empresarial podem fazer um estudo e expor o porquê de suas vendas não resultarem em capital para o caixa, o que pode acontecer por causa das despesas expressivas ou ainda da inadimplência alta.

A consultoria empresarial também pode mostrar opções para diminuição de custos ou até mesmo correção de possíveis problemas que são verificados nos relatórios da companhia.

5. Necessidade de profissionalismo na gestão financeira

Entender o que está ocorrendo com o faturamento da empresa é fundamental, mas gerir esses recursos da maneira correta também é um desafio. Grande parte dos empreendimentos ainda se perdem em um mar de planilhas, relatórios sem integração e mecanismos que não sabem ao certo como usar.

A consultoria empresarial com foco na administração financeira é uma ótima oportunidade para executar o orçamento planejado — como também o estratégico — de sua empresa. O uso de ferramentas como fluxo de caixa, análises diferenciadas, demonstrações contábeis e outros instrumentos fazem toda a diferença na gestão de seu negócio.

6. Falta de inovação em marketing e vendas

Os bloqueios mentais e a falta de tempo para desenvolver novas ações de marketing e vendas podem acontecer em qualquer empresa. Entretanto, quando isso se torna rotina, significa que a gestão de tempoe o comprometimento do grupo não é ideal.

Para lidar com esse problema, que afeta o crescimento, a companhia contratada contribui para a elaboração, implementação e o acompanhamento de marketing para ajudar o setor a produzir novamente.

As inovações de marketing e os programas de vendas são responsáveis por fortalecer a marca e atrair os consumidores. Por isso, não deixe de oferecer suporte para a equipe a fim de não correr o risco de ver seus clientes comprando na concorrência.

7. Constantes reclamações de clientes

A insatisfação do cliente pode ser percebida de várias formas, sendo a reclamação a mais comum. Quando sua equipe não se preocupa em atender os consumidores como deveria e não compreende suas necessidades, a empresa tem seu lucro reduzido.

Como o consumidor é o fator mais importante para uma organização, é fundamental identificar os problemas de atendimento, com vistas a desenvolver ações de recuperação.

Mapeando todo o processo, desde a produção até a entrega final do bem ou serviço, o consultor consegue encontrar as falhas e direcionar a empresa para o caminho certo. Não espere seu negócio entrar no vermelho para dar a atenção que o cliente merece.

8. Desejo de aumentar a eficiência e as vendas

As vendas refletem o contentamento e a fidelização dos clientes para os serviços ou produtos disponibilizados pela empresa. Ter um bom processo de vendas significa conquistar mais clientes ou fazer mais vendas por cliente.

Há grande relevância nesses aspectos, uma vez que qualquer negócio necessita vender para se firmar no mercado. Nesse contexto, a consultoria permite considerar o caminho a ser tomado para ampliar os lucros e melhorar a eficiência dos negócios, tanto em questões financeiras como no setor de vendas.

9. Melhora no desempenho

No momento em que se fala de objetivos organizacionais, geralmente eles podem ser divididos em finalidades de curto, médio e longo prazos. Isso quer dizer que existe um caminho a ser explorado até chegar aonde é desejado.

Contudo, ao mesmo tempo em que a empresa deve saber aonde chegar e qual a estrada a percorrer, é necessário que no cotidiano ocorra uma otimização do desempenho. Ou seja: todos os dias o empreendimento precisa melhorar a sua eficácia e eficiência em todas os trabalhos que realiza.

Optar por uma consultoria empresarial não está relacionado somente aos resultados futuros, mas também à melhoria diária das ações. Os profissionais atuam para que sua empresa um dia conquiste tudo o que almeja.

10. Tomada de decisões

Um dos grandes desafios dos gestores é tomar decisões que podem alterar totalmente o futuro de um negócio. E essa é uma das responsabilidades diárias dos empreendedores, mas que, em certos casos, podem ser prejudicadas por um background falho de dados.

As decisões estratégicas são feitas, muitas vezes, sem o conhecimento de informações relevantes. A consultoria empresarial ajuda a priorizar quais dados devem ser adequados para os gestores e, mais ainda, dá dicas de como estipular processos e sistemas para isso.

11. A consultoria empresarial também serve para novos negócios

Para aquele empreendedor que deseja abrir uma empresa ou para o gestor que pretende investir em um novo produto ou serviço, a contratação de uma consultoria é uma ótima escolha.

Os planos de negócios, pesquisa de marketing, busca por fornecedores, montagem de uma companhia, documentação e demais fatores inerentes a essa realidade gastam muito tempo para quem não tem o domínio dessas tarefas.

É fácil encontrar pessoas que quiseram economizar tempo e capital e, por isso, deixaram essas atividades de lado ou fizeram só por fazer. Essa atitude compromete o sucesso do novo negócio e faz com que a empresa perca ainda mais dinheiro. Então, aja com cautela.

Agora que você já sabe como a consultoria empresarial pode contribuir para sua organização, que tal assinar nossa newsletter? Temos vários artigos que vão ajudar a fazer uma boa gestão de negócios!

 

Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

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