Gestão e Administração

Afinal, para que serve o Google no meu Negócio?

Escrito por SBCG

Se você tem um negócio local e gostaria de atrair mais clientes para a sua empresa, já deve saber que técnicas como distribuir cartões de visita nos arredores ou fazer panfletagem no bairro em que atua não são muito efetivas. Talvez o que a sua companhia precise seja de mais visibilidade na internet, caso em que o Google Meu Negócio pode ser uma ótima solução.

Quer saber o que é essa ferramenta, quais são as suas vantagens e como você pode cadastrar a sua empresa para aparecer no Google e também no Google Maps? Então continue a leitura deste post!

O que é o Google Meu Negócio?

Trata-se de um ferramenta do Google que funciona como um cadastro gratuito de dados de empresas, que pode ser utilizado como base para divulgar a sua organização no Google Maps e nos resultados de buscas realizadas no Google — em que aparece uma ficha contendo endereço, site, horário de funcionamento, telefone, imagem com o logo e fotos do local.

Quais são os benefícios da ferramenta?

Agora que você entendeu o que é o Google Meu Negócio, vamos explicar as vantagens que ele pode gerar para a sua empresa. Vamos lá!

Apareça nas buscas locais

Quando o usuário tem o recurso de geolocalização ativado no smartphone e faz uma busca usando o aparelho, o Google pode mostrar resultados pertinentes ao lugar em que a pessoa está.

Essa forma de pesquisa é conhecida como busca local, e se a sua empresa tiver registro no Google Meu Negócio, terá mais chances de aparecer nela, desde que o termo de pesquisa do usuário tenha relação com o seu negócio.

Receba feedback do seu público

Se a sua empresa aparecer para o usuário, ele poderá deixar um comentário e uma avaliação entre 1 e 5 estrelas. É uma ótima oportunidade de saber o que as pessoas acham do seu trabalho e de receber críticas e sugestões que ajudem você a melhorar os seus serviços e a evoluir o seu negócio.

Ajude seus clientes a chegarem até a sua empresa

A ficha do Google Meu Negócio também permite que o cliente solicite uma rota até o endereço da empresa. É mais uma facilidade proporcionada pela geolocalização e que ajuda os consumidores a chegarem até você!

Como cadastrar a empresa no Google Meu Negócio?

Para se cadastrar na plataforma é fácil. Basta seguir estas instruções:

1. Entre na plataforma

Entre na página do Google Meu Negócio e clique no botão “Comece agora”. É preciso ter uma conta no Google para continuar.

2. Preencha os dados da empresa

Preencha os campos que aparecem na tela com cuidado para não incluir informações erradas. Lembre-se que são dados com os quais as pessoas entrarão em contato com a sua empresa, portanto, se eles estiverem incorretos, você certamente perderá oportunidades de negócio.

Um campo que pode gerar dúvidas é o “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”. Ele serve para pessoas que atuam no endereço preenchido, mas não têm um estabelecimento. Se você tiver uma loja ou escritório no local, selecione “Não” e clique em “Continuar”.

3. Verifique as informações

Na próxima tela, confira as informações, leia e aceite os termos de serviço e clique em “Continuar”.

4. Aguarde o código de confirmação

Você terá acesso ao painel do Google Meu Negócio, mas ainda não poderá editar as informações.

O Google enviará um cartão com um código de confirmação para o endereço da sua organização. Quando ele chegar, basta acessar o painel novamente para inserir o código e o seu negócio já estará habilitado para aparecer no Google e no Google Maps.

5. Complete o seu cadastro

Agora você pode incluir fotos da empresa, editar os dados e ter acesso a métricas como o número de clientes que acessaram o seu site pela ficha do Google Meu Negócio, quantos solicitaram rotas e quantos ligaram para você com auxílio da ferramenta.

Gostou de saber mais sobre o Google Meu Negócio e os seus benefícios? Depois da leitura, achou que vale a pena inscrever sua empresa nessa plataforma? Então não deixe curtir a nossa página no Facebook para receber as nossas atualizações com mais conteúdos sobre marketing digital e gestão empresarial!

Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

Deixar comentário.

Share This