Gestão e Administração

Aprenda a escolher o melhor software de automação de marketing para sua empresa

Escrito por SBCG

Um software de automação de marketing é uma ferramenta que pode fazer maravilhas pelo seu negócio: reduzir tarefas repetitivas, automatizar produções de e-mail marketing e redes sociais, entre outras.

No entanto, com tantas opções no mercado, pode ser uma tarefa árdua escolher o melhor software de automação de marketing para a sua empresa, principalmente porque uma plataforma tida como a melhor para determinado setor pode não ser tão funcional para outro.

Assim, há diversos fatores a considerar antes de investir na plataforma adequada. Um bom exemplo é o suporte técnico, elemento essencial e que não pode ficar de fora, e também a segurança da plataforma. Confira a seguir outros pontos importantes para levar em consideração!

1. Integração com outras plataformas

Quanto maior o número de departamentos de uma empresa, mais complexo é o sistema de conexão entre diversas plataformas. Por isso, o primeiro grande diferencial de um bom software de automação de marketing é a sua capacidade de integração com outras plataformas, como aquelas de gestão e as de vendas.

Além disso, o software ideal deve ter diversas funções fáceis de usar, tornando-se útil para toda a equipe, e não para apenas um setor ou departamento. Os melhores softwares de automação compartilham dados de forma transparente em tempo real e transmitem informações atualizadas mais recentes com representantes de vendas.

A integração é um aspecto fundamental, principalmente se você já tiver outros softwares em execução no seu negócio. CRM, ferramentas de conferência e mídia social, por exemplo, devem ser facilmente integradas ao software de automação de marketing.

2. Consistência do software de automação de marketing

Uma plataforma de automação pode ter uma gama enorme de funcionalidades, e alguns softwares possuem mais funções do que outros. Um bom sistema, por exemplo, deve ser capaz de auxiliar seus usuários na rápida criação de seu e-mail marketing, com conteúdos dinâmicos e consistentes.

Sejam e-mails, templates de landing pages, formulários de contato ou qualquer outro tipo de material de marketing, o software de automação de marketing deve manter a consistência no todo. Eis algumas funções específicas que um bom software deve executar:

  • rodar várias listas ao mesmo tempo;

  • automatizar conteúdo de resposta;

  • armazenar bibliotecas de templates e gráficos;

  • construir arquivos individuais de perfis para geração de leads;

  • oferecer suporte ao alcance do cliente.

A consistência é essencial para conseguir rastrear os resultados.

3. Emissão de relatórios e análise de resultados

Outro fator importante a considerar na escolha do software de automação de marketing é sua capacidade de apresentar dados. Profissionalmente você não vai querer apenas enviar e-mails ou programar postagens nas redes sociais; é preciso mensurar o impacto do seu trabalho.

Por exemplo, a plataforma deve ser capaz de apresentar relatórios de análise sobre cliques em links, taxa de abertura dos e-mails, testes A/B, entre outros. O importante é ter o melhor recurso para juntar e analisar dados.

É igualmente importante que o software seja moldável ao seu negócio específico. Muitas plataformas no mercado são bastante flexíveis e personalizáveis, de forma a atender às suas necessidades específicas. Outras já possuem funções rígidas e bastante confiáveis, mas que não podem ser customizadas. A questão é decidir o que é melhor para o seu negócio.

Escolher o melhor software de automação de marketing pode ser uma tarefa um pouco mais complexa do que parece, já que exige uma análise profunda de todos os recursos e das necessidades do seu negócio.

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Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

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