Gestão e Administração

Como montar um processo de Inside Sales para sua estratégia de Inbound Marketing

Escrito por SBCG

Em uma tradução literal, Inside Sales significa “vendas internas”, mas a origem do termo é mais abrangente do que isso. Trata-se, na verdade, de um conjunto de processos que complementam as atividades de vendas, com foco na prospecção de clientes, na otimização do ambiente de trabalho dos vendedores, na elevação do faturamento e na redução de custos.

Atualmente, um processo de Inside Sales utiliza a conectividade e a mobilidade para melhorar os procedimentos de venda, já que é possível fazer contato com um cliente que está localizado em qualquer lugar do mundo sem que o vendedor precise sair da empresa.

Por meio de ligações, videoconferências, apps de troca de mensagens e softwares de comunicação, pode-se literalmente vender a qualquer hora e para qualquer lugar. Quer entender como montar um processo de Inside Sales em sua estratégia de Inbound Marketing? Veja as dicas que trouxemos pra você!

Quais são as vantagens e o objetivo do Inside Sales?

Basicamente, uma das principais vantagens do Inside Sales é que ele reduz os custos de ligações e visitas, aumenta o faturamento e otimiza a produtividade da equipe de vendas, pois o contato pessoal fica restrito apenas ao fechamento de negócios e situações realmente necessárias.

Portanto, de forma resumida, podemos afirmar que o Inside Sales visa a manter os vendedores dentro da empresa, usando a efetividade remota da tecnologia para contactar clientes. Embora o processo de vendas seja o mesmo (prospecção, conversão e fechamento), o que muda é a forma como ele acontece.

Como montar um processo de Inside Sales eficiente? 

Treine a sua equipe de vendas

O primeiro passo a ser realizado na implementação de um processo de Inside Sales na empresa é treinar a equipe de vendas para essa mudança. Apesar de os procedimentos serem parecidos, é importante garantir que todos os membros do time estejam preparados para fazer vendas internas.

Inicie apresentando o novo conceito, suas vantagens e o que ele representará para o negócio e para a equipe de vendedores. Na sequência, mostre um cronograma com todos os procedimentos que devem ser adotados. Por fim, invista em suas habilidades por meio de treinamentos e simulações de atendimento.

Produza um conteúdo relevante

Em uma estratégia de Inside Sales, é imprescindível que os profissionais de vendas sejam amparados por materiais de qualidade, elaborados com técnicas e estratégias de marketing de conteúdo.

Portanto, seu empreendimento deve produzir guias, e-books, apresentações e todo o tipo de conteúdo relevante, que será enviado a seus clientes como forma de atrai-los, apresentando as vantagens de seus produtos ou serviços.

Incentive o vendedor interno

Um grande equívoco cometido pelas empresas é não incentivar seus vendedores internos por meio de comissões e bonificações financeiras. Seu papel é essencial no processo de vendas e ele deve ser reconhecido por isso.

A comissão funciona como um combustível que move o vendedor tradicional, correto? Por que seria diferente com as vendas internas? Portanto, defina critérios de comissionamento claros e bem estruturados, pois maior será o empenho do profissional de vendas em entregar bons resultados e qualidade de atendimento ao cliente.

Proporcione uma estrutura adequada para a equipe de vendas

Para finalizarmos, é fundamental dizer que a implementação de um processo de Inside Sales na empresa requer uma estrutura adequada. A equipe de vendedores precisará de recursos, como:

  • internet veloz;
  • computadores de boa qualidade;
  • softwares de comunicação e troca de mensagens;
  • dispositivos móveis e aparelhos para contatar clientes;
  • linhas telefônicas e ramais em quantidade suficiente.

O investimento em uma estrutura de qualidade, e capaz de atender às necessidades de um processo de Inside Sales, pode gerar economias significativas em toda a cadeia logística, além de aumentar o faturamento do negócio em médio prazo.

Restou alguma dúvida sobre como montar um processo de Inside Sales eficiente? Tem alguma experiência ou dica que queira compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!

Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

Deixar comentário.

Share This