Gestão e Administração

Crescimento da empresa: saiba como empreender estrategicamente!

Escrito por SBCG

Você já ouviu dizer que o brasileiro é um empreendedor nato? Essa afirmação se mostrou bastante verdadeira no cenário atual: apesar da crise econômica e política no país, os empreendedores brasileiros sabem fazer muito com pouco e estão sempre propondo saídas criativas para diversos problemas. Mas será que isso é o bastante para crescer e expandir um negócio?

Apesar de toda a criatividade, poucas pessoas realmente sabem como estruturar uma ideia para transformá-la em um negócio rentável. É por isso que, ao buscar o real crescimento da empresa, é preciso ter em mente algumas ações estratégicas para alcançar seus objetivos.

No post de hoje, daremos 4 dicas práticas para ajudar você a empreender estrategicamente. Continue a leitura e confira!

Planeje o seu negócio

Sempre chega mais longe aquele que sabe para onde está indo — e no meio corporativo, isso não é diferente. Por isso, um dos primeiros passos para crescer de forma estruturada é fazer um bom plano de negócios.

Tenha sempre em mãos uma planilha atualizada com os valores discriminados dos produtos ou serviços que você oferece e crie metas de vendas a partir disso. Esse controle será importante para ajudar você a identificar onde é preciso focar mais esforços e o que é o carro-chefe da empresa, por exemplo.

Tenha um propósito

Um dos pilares essenciais para o crescimento da empresa é ter um grande propósito. Afinal, nenhum empreendedor chegou tão longe apenas pelo dinheiro, não é?

O caminho para o sucesso é sempre inconstante e cheio de obstáculos, por isso, tenha em mente o que te motiva no dia a dia para que os percalços do caminho sejam melhores superados e você nunca desista.

Tenha um diferencial

Não será fácil se destacar entre tantas empresas sem um diferencial competitivo. Na era da informação em que vivemos, os consumidores estão cada vez mais antenados sobre as possibilidades que são oferecidas a eles. Então, é importante que você saiba exatamente qual o seu valor no momento de vender e, é claro, nunca deixe de inovar!

Procure sempre sair da sua zona de conforto para extrapolar as expectativas que os clientes têm dos seus produtos. Para isso, é importante analisar o comportamento do consumidor e prever tendências, oferecendo o que ele procura antes da concorrência. Essa é uma ótima forma de fidelizá-los e fazê-los voltar a comprar com você.

Seja rentável

De nada adiante ter um propósito forte e um grande diferencial se você não faz com que sua empresa seja rentável, certo? Apesar de ser algo básico, esse é um dos erros mais comuns dos micro e pequenos empreendedores, que muitas vezes não sabem a realidade da sua demanda e nem de suas despesas. Por isso, saiba desde o início como ganhar dinheiro com o seu negócio e busque impactar pessoas.

Basicamente, só existem duas formas de ser rentável: vendendo mais ou reduzindo custos. Independentemente de qual saída escolher, tenha em mente sempre a melhor estratégia para a gestão da sua empresa. Se estiver passando por dificuldades nesse aspecto, talvez seja aconselhável a busca de uma ajuda externa

Essas foram nossas principais dicas para ajudar você a atingir o crescimento da empresa de forma estruturada. Com essas informações em mãos, seu negócio tem tudo para prosperar e construir uma base estável no futuro. 

Gostou do conteúdo e deseja receber outras informações sobre gestão estratégica e muito mais? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

Deixar comentário.

Share This