Gestão e Administração

Descubra os benefícios de contratar uma consultoria para uma empresa familiar

Escrito por SBCG

Conflitos, parentes ocupando cargos para os quais não tiveram formação específica, privilégios incompatíveis com a realidade da empresa, ausência de uma estrutura de governança — esses são alguns problemas que podem impedir o sucesso de um empreendimento.

Como resolvê-los? A solução pode ser a contratação de uma consultoria para empresa familiar. Ainda não sabe se esse investimento realmente vale a pena? Então este post foi feito para ajudá-lo.

Vamos contar quais são os benefícios desta contratação e como ele pode levar um empreendimento familiar a um novo nível de performance e resultados. Acompanhe! 

Benefícios da consultoria para uma empresa familiar

Profissionalização da gestão 

É muito comum um empreendedor iniciar um negócio baseado em uma paixão. Ele pode ser um culinarista excelente, um expert em moda ou um verdadeiro entendido em sua atividade principal.

Porém, no dia a dia, ele enfrentará desafios que não estão relacionados ao seu “coração” do negócio, também chamado de core business: captação de clientes, administração do orçamento, contratação e manejo de funcionários, entre outras questões. 

A tendência, em um negócio familiar, é que as pessoas assumam essas e outras funções sem o preparo acadêmico adequado. É justamente aí que a consultoria pode fazer uma grande diferença. 

Ela pode ajudar o empreendedor e sua equipe (mesmo que familiar) a analisar os procedimentos e trazer soluções adequadas para o negócio. Desta forma, mesmo sem uma graduação específica, eles são orientados quanto à adoção de métodos profissionais para a gestão do empreendimento e realização das atividades. 

Otimização de processos

Diversas empresas iniciam suas atividades com processos que são adequados — ou até necessários — naquele momento. No entanto, à medida em que crescem, mantê-los pode se tornar inviável ou improdutivo.  

Uma consultoria para empresa familiar analisa esses processos de forma objetiva. Identifica distorções, entraves e gargalos. Propõe alternativas para simplificá-los e, desta forma, garantir melhores resultados com menores esforços — isso é otimização! 

Visão ampla e objetiva

Enquanto o empreendedor, na maioria das vezes, entende apenas do próprio negócio, os consultores têm uma visão diferente: eles conhecem muitas outras empresas e o mercado de forma bem mais profunda, e conseguem avaliar as ações de forma bastante objetiva e pragmática.

Além disso, eles não estão envolvidos em rixas ou concorrência por cargos dentro da empresa. Por isso, seu único alvo é que o empreendimento alcance bons resultados, e para isso utilizarão todo o seu know-how. 

Organização da contabilidade

Não é incomum que, em uma empresa familiar, a contabilidade do empreendimento seja afetada por necessidades particulares. Em muitas delas, não há uma separação entre o que é pessoal ou empresarial, gerando problemas para a administração financeira. 

Uma consultoria coloca tudo em seus devidos lugares, estabelecendo de forma clara o que é o caixa da empresa e qual é o rendimento pessoal do gestor e seus colaboradores. 

Esta é uma medida essencial para promover a saúde financeira da organização, evitar problemas fiscais e administrar os recursos de forma inteligente. Ela permite o equilíbrio das contas e ainda garante os meios necessários para fomentar o crescimento

Base para a tomada de decisão

O sucesso — ou mesmo a sobrevivência — de uma empresa depende da tomada de decisão. Algumas delas podem ser ousadas ou difíceis, mas totalmente necessárias para alcançar resultados. 

Mas como acertar nessas decisões? É preciso ter informação, analisar o mercado, objetividade e racionalidade. Um time de consultores tem a capacidade de orientar a empresa nesses momentos, pois possuem todos esses requisitos. 

Eles possuem não só o conhecimento, mas as ferramentas para obter soluções mais efetivas. Não estão envolvidos emocionalmente e nem presos a paradigmas fortemente enraizados na empresa que podem limitar sua atuação. 

Enfim, uma consultoria para empresa familiar garante o conhecimento, métodos e suporte que ela precisa para transformar sua administração em uma gestão realmente estratégica. 

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca tempo: baixe agora mesmo nosso Guia Completo para Consultoria Empresarial e descubra como alavancar o sucesso da sua empresa! ​

Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

Deixar comentário.

Share This