Marketing e Vendas

Entenda como funciona a formação de preço de venda

Escrito por SBCG

Estabelecer preços pode ser uma tarefa bem difícil. O processo é um pouco mais complicado do que aparenta, e deixar qualquer detalhe passar pode prejudicar o desempenho das vendas a curto, médio e longo prazos. Por isso, é necessário ser bem cuidadoso na formação de preço para a venda de seu produto ou serviço.

O processo de precificação pode ser longo e metódico, envolvendo várias contas e exigindo atenção a inúmeras particularidades. Afinal, você precisará chegar a um ideal para o seu serviço ou produto, mantendo-o também competitivo no mercado.

No post de hoje, trouxemos dicas práticas sobre formação de preços. Acompanhe!

A importância de uma análise completa

Ter verdadeira noção da receptividade de seu público-alvo em relação à sua marca é o primeiro passo. Como você é visto no mercado? Trata-se de uma autoridade em seu segmento?

Questões como essas podem esclarecer que tipo de valor você oferece aos clientes e o quanto isso poderá ser essencial para uma compra. Dessa maneira, a formação de preço contará não apenas com cálculos matemáticos, mas também com questões mais subjetivas.

Por isso, faça uma análise em conjunto com outros setores, como marketing, ou contrate um serviço especializado para fazer esse diagnóstico antes da precificação definitiva.

Critérios objetivos para a formação de preços

Para conseguir fazer um cálculo em prol da melhor precificação possível, é importante saber quais critérios influenciam o valor do produto oferecido ao cliente. Veja aqui os 5 principais e como aplicá-los:

1. Capacidade total de produção

A primeira coisa a ser calculada é o quanto a empresa pode produzir em um determinado espaço de tempo. Primeiro, estabeleça um período específico, como um mês. Depois, veja quanto demora para que o produto seja produzido ou para que um atendimento seja concluído.

A partir daí, determine o total de unidades/atendimentos que podem ser realizados em um mês. Essa será sua capacidade de produção. Guarde esse índice, pois ele será relevante mais à frente.

2. Encargos comuns

O próximo passo na formação de preços é determinar quanto custa cada uma dessas unidades. Primeiro, é feito um cálculo de todos os gastos envolvendo a produção, como energia, transporte, funcionários, etc. Em seguida, divida esse total pela sua capacidade total de produção. Este será o custo unitário para sua empresa.

3. Tributos

Cada produto ou serviço envolve algum tipo de imposto sobre sua venda. Então, antes de prosseguir, adicione o percentual da taxa que incide sobre a unidade produzida. Isso será adicionado aos custos da empresa.

4. Margem de lucro

Agora que você tem o total de custos envolvidos na produção e nos impostos, é hora da formação de preços para o mercado. A margem de lucro é um valor percentual relativo ao custo obtido até agora, que será adicionado ao valor original.

Por exemplo, digamos que sua empresa investe R$30,00 por unidade e você busca uma margem de lucro de 50%, ou metade do custo. 50% de 30 é 15, então este valor será adicionado ao custo original, dando um total de R$45,00. Este é o valor que o seu produto terá na hora da venda.

5. Competitividade no mercado

Claro que a formação de preço não depende apenas da sua intenção de lucro. Essa análise pode ajudar a verificar se o seu produto não está muito acima do preço do mercado, o que o torna bem menos competitivo.

Com uma avaliação mais detalhada, você pode determinar exatamente a causa deste problema: margem de lucro muito alta, custo de produção excessivo, tributos desnecessários, etc.

A melhor avaliação para a formação de preços

Atentar-se a todos esses detalhes pode ser trabalhoso e complicado, especialmente se o processo de produção for complexo.

Uma forma de evitar problemas é contar com um serviço de consultoria que ajude a determinar o preço ideal. Com profissionais especializados, você poderá otimizar seu retorno sobre o investimento, além de garantir um preço mais competitivo no mercado.

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Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

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