Gestão e Administração

Garanta o sucesso de seu plano de marketing em 2018

Escrito por SBCG

Se você ainda não iniciou o seu plano de marketing para 2018, saiba que você pode perder grandes oportunidades, afinal, iniciar o próximo ano com as suas ações de marketing já definidas fará com que você saia na frente dos seus concorrentes.

Mas como montar o plano de marketing anual da empresa? O que é preciso avaliar? Para responder a essas perguntas, continue a leitura deste post!

O que é um plano de marketing?

Antes de falarmos sobre a elaboração de um plano de marketing, vamos repassar o conceito que engloba essa estratégia.

Podemos compreender um plano de marketing como um planejamento de todas as ações de marketing a serem realizadas por sua empresa em determinado período, sendo uma importante ferramenta para manter a competitividade de uma empresa.

Qual é a importância do plano estratégico anual?

Ao realizar o plano de maneira anual, você delimita o espaço de tempo para a execução e a análise das ações presentes no plano e, ao final desse ciclo, você saberá o que funcionou e o que não gerou um resultado satisfatório.

Com esses dados você construirá o plano de marketing para o ciclo subsequente e aumentará consideravelmente as chances de sucesso das suas novas ações de marketing.

Tão importante quanto registrar o sucesso é avaliar os erros e aprender com eles!

Quais são as etapas para elaborar um plano?

O primeiro passo para elaborar um plano é conhecer a fundo qual é a cultura organizacional da empresa, a fim de compreender seu posicionamento de mercado e seus objetivos.

Em seguida você deverá analisar o seu público-alvo. Mesmo que você já tenha realizado uma análise de público no ano anterior, refaça essa análise, afinal, o mercado está sempre mudando e o perfil do seu público também.

Por esse mesmo motivo, refaça a análise de concorrentes. Verifique a entrada de novos players no mercado, as mudanças de posicionamento dos que já estão estabelecidos e busque novas práticas que podem auxiliar a sua empresa.

Após a fase de análises, comece a elaborar as ações de marketing para a sua empresa. Lembre-se que cada ação deverá ter um objetivo claro e definido, metas e principalmente indicadores de desempenho (KPIs) e métodos de avaliação.

Como revisar as metas do ano anterior?

Como já afirmamos, possuir um registro de tudo o que foi feito é essencial, inclusive do que deu errado.

Antes de definir as metas para o próximo ano, avalie os resultados obtidos e verifique quais oportunidades podem ser aproveitadas e quais são as metas em que não vale a pena continuar investindo.

Essa revisão deverá levar em conta, ainda, todas as mudanças que ocorreram no mercado no último ano e no cenário econômico do país, a fim de se estabelecer metas realistas.

Como registrar o plano de forma eficiente?

A melhor maneira de se registrar um plano de marketing de forma eficiente é em um documento de fácil acesso para todos os envolvidos, com uma linguagem clara e objetiva, de modo que não gere dúvidas e/ou dupla interpretação.

Outro registro importante é o plano possuir um cronograma anexo a ele com todas as ações a serem executadas, datas de início e término, e ainda o nome do responsável pela execução de cada tarefa.

Caso alguma delas não seja executada ou não funcione corretamente, fica mais fácil de identificar o responsável para a apuração dos fatos e a análise de causa.

Agora que você já compreende um pouco mais sobre como fazer um plano de marketing, baixe nosso guia para um planejamento estratégico perfeito!

 

Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

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