Gestão e Administração

Quais são os cuidados que devo ter ao abrir uma empresa em sociedade?

Escrito por SBCG

A sociedade limitada é o modelo de empresa mais utilizado na hora de formalizar um negócio. Para quem está começando, abrir uma empresa em sociedade é uma forma de aumentar as chances de sucesso.

Contudo, firmar uma parceria societária requer alguns cuidados. O relacionamento pessoal dos proprietários terá um forte impacto na estabilidade e no futuro da empresa, e muitas vezes esse é o fator que acaba abalando o investimento.

Por isso, antes de firmar a sociedade é preciso entender como funciona esse modelo tributário, como é definida a participação de cada sócio, quais são as principais vantagens e as desvantagens do modelo e quais são os principais cuidados a serem tomados.

O que é uma sociedade limitada

A sociedade limitada é um modelo de empresa composto por um ou mais sócios. Dessa maneira, as atribuições das partes envolvidas são definidas de acordo com a quantidade de quotas que cada possui dentro da organização.

O sócio que investiu mais capital na criação do negócio será aquele que terá mais participação na propriedade da empresa.

Identificadas pelo “ltda.” no final da razão social, a principal característica que define esse modelo é o fato de que os patrimônios pessoais dos sócios são preservados caso a empresa esteja sofrendo problemas financeiros (dívidas, falência etc).

Além disso, esse tipo de empresa apresenta outras vantagens.

Vantagens e desvantagens da sociedade limitada

A principal vantagem relacionada a esse modelo é a divisão de responsabilidades. Por meio do contrato social é possível definir qual será a participação e as atribuições de cada parte dentro da sociedade.

Outro benefício é a proteção oferecida aos bens pessoais dos sócios. Mesmo que a empresa esteja passando por falência, o patrimônio pessoal dos proprietários não será afetado.

A grande desvantagem desse modelo é que o risco do negócio ser influenciado por problemas pessoais é muito grande. Mesmo que a participação das partes esteja explícita em contrato, muitas empresas passam por problemas desse tipo — principalmente na hora da divisão dos lucros.

Cuidados ao abrir uma empresa em sociedade

Escolha do sócio

A escolha dos sócios será um passo fundamental para o sucesso do empreendimento. É necessário pensar em pessoas que contribuirão para o êxito da empresa, e que, além de capital, tenham habilidades complementares para fazer a companhia crescer.

Elaboração de um contrato detalhado

Informações como responsabilidade de cada sócio, quantidade e periodicidade de retiradas, percentual de participação e funções dentro do negócio deverão estar bem detalhadas no contrato.

Assim, as expectativas quanto à participação e ao recebimento estarão esclarecidas, diminuindo os riscos de desentendimentos entre os sócios.

Divisão das ações

As ações deverão ser divididas de acordo com o capital investido e as funções de cada sócio dentro da empresa.

Transparência

É muito importante estabelecer uma relação transparente entre todos os sócios. As estratégias, os objetivos e tudo que concerne a empresa deverá ser discutido com todos os proprietários.

Assim é possível aumentar a confiança e estreitar a relação entre todas as partes, o que será essencial para o sucesso do empreendimento.

Abrir uma empresa em sociedade possui uma série de vantagens e algumas desvantagens. Contudo, antes de firmar a parceria é preciso tomar alguns cuidados para a escolha dos sócios ideias para o negócio.

Se você gostou deste artigo, siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

Deixar comentário.

Share This