Gestão e Administração

Qual é a diferença entre campanha e estratégia de marketing?

Escrito por SBCG

Muitos empreendedores já perceberam como o marketing é importante para os negócios. Afinal, esse conjunto de estratégias é responsável por auxiliar a empresa a alcançar bons resultados em vendas, aumentar a lucratividade e ainda gerar força para a marca.

Na hora de elaborar uma ação, porém, surge a dúvida: afinal, qual é a diferença entre uma campanha e uma estratégia de marketing? Para entender melhor esses conceitos e descobrir como eles afetam o seu negócio, continue a leitura e tire suas dúvidas!

Afinal, o que é estratégia de marketing e campanha de marketing?

A estratégia de marketing está relacionada ao ato de planejar, pensar e identificar o que é preciso ser feito antes de efetivamente tomar alguma ação.

A etapa da estratégia, envolve o “todo” do marketing é exige um planejamento amplo, que aborde tudo que será feito para alcançar os objetivos de marketing — objetivos estes que por devem estar alinhados às metas da empresa.

É importante dizer que não se trata de apenas fazer uma preparação antecipada: é preciso ir além e acompanhar o desenvolvimento de todo o projeto. Isso significa que, para elaborar e implementar uma estratégia, é preciso ter objetivos claros, manter uma comunicação constante e analisar os resultados.

A campanha de marketing, por sua vez, trabalha de forma a auxiliar na implementação tática das estratégias. Existe um planejamento, mas tudo é mais específico, assim como os objetivos.

Vamos a um exemplo prático? Se na estratégia de marketing o objetivo é aumentar as vendas da empresa em 10%, a campanha poderá ter como objetivo gerar um aumento no número de leads (pessoas interessadas no produto ou serviço) de 40%.

Quais são as principais diferenças?

Para entender mehor estes dois conceitos, listamos abaixo as diferenças mais importantes entre eles.

Estratégia de marketing:

  • longo prazo, não é alterada constantemente;
  • mais tempo para mensurar resultados;
  • dá suporte a estratégia de negócio da empresa;
  • serve de guia para as atividades e ações da área de marketing;
  • desenvolve planos para que os objetivos de negócio sejam alcançados;
  • decide campanhas de marketing que serão utilizadas.

Campanhas de marketing:

  • aplicação em curto prazo;
  • mensuração rápida de resultados;
  • estão abaixo das estratégias;
  • auxiliam a definir processos e implementar a estratégia;
  • tópicos, datas, conteúdo e alvos específicos.

Quais são as melhores práticas?

No que tange a estratégia de marketing, vale analisar as ações de melhores resultados em comparação ao investimento. Uma das melhores formas de avaliar a eficiência das ações é por meio de reuniões mensais entre as áreas. Afinal, a sinergia auxilia no entendimento das melhores práticas utilizadas nos processos.

Para as campanhas de marketing, as melhores formas de avaliação das ações que deram mais resultados é por meio de KPIs (Key Performance Indicator). Esses KPIs podem ser dados como Retorno sobre o Investimento (ROI), Custo de Aquisição de Clientes (CAC), entre outros.

Agora que você entendeu as principais diferenças entre estratégia de marketing e campanha de marketing, é hora de começar a implementar essas táticas na sua empresa! Lembre-se de fazer uma estratégia alinhada aos objetivos de negócios para as campanhas defina sempre com base na estratégia, de forma que tática e estratégia conversem entre si. Antes de iniciar as campanhas, não se esqueça de considerar também orçamentos, prazos e o público-alvo.

Gostou de saber mais sobre as diferenças entre estratégia e campanha de marketing? Então aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos exclusivos na sua caixa de entrada!

Sobre o autor

SBCG

Com o objetivo de oferecer serviços especializados de Consultoria Empresarial para pequenas e médias empresas surge a SBCG – Smart Business Consulting Group, fruto da união da Innovar Consulting, da Cooke Freitas Consultores Associados e da Heinz Arthur Auditoria e Contabilidade. Juntas somam suas experiencias para ajudá-lo a aumentar suas vendas com rentabilidade, ter uma visão nítida e cristalina do seu negócio e a trabalhar de forma mais eficiente.

Deixar comentário.

Share This